A Santa Casa de Bandeirantes através de seu Diretor Clinico Dr. Hugo Calixto em entrevista a uma emissora de rádio de Bandeirantes, informou que foi notificado o primeiro CASO SUSPEITO de Coronavírus no Município nesta quarta-feira (18). A paciente é uma mulher cujo sua idade e identidade não foram revelados e está internada na UTI da Santa Casa, conforme o protocolo do Ministério da Saúde. O exame foi coletado para confirmação ou descarte da suspeita da doença.
A mulher esteve 3 meses em São Paulo retornou no dia doze de março e desde o dia 16 passou a apresentar sintomas síndrome gripal. Ela procurou assistência médica no pronto socorro nesta quarta-feira (18). Ela se apresenta com quadro leve e permanece na UTI, sendo monitorada. Nenhum outro familiar apresenta sintomas até o presente momento.
Os casos de coronavírus só são considerados oficialmente confirmados após testagem em laboratório de referência do Ministério da Saúde. No caso do Paraná, este laboratório é o Lacen-PR.
Segundo o Dr.Hugo o primeiro exame a receber é o resultado da Influenza, que provavelmente sai dentro de dois dias e na sequência o e resultado do Covid-19 (Coronavirus) que vem do laboratório responsável que é o Lacen em Curitiba, a Vigilância Sanitária, Sesa e Regional de Cornélio Procópio também foram informados e acompanham o caso.
CUIDADOS BÁSICOS
A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é a adoção de cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus: lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão ou gel, incluindo os pulsos, entre os dedos e embaixo da unha; limpar os objetos mais manuseados com álcool em gel; manter os ambientes sempre ventilados e arejados e cobrir a boca e o nariz com o braço ou um lenço descartável ao tossir ou espirrar. As máscaras devem ser utilizadas apenas por quem já apresenta os sintomas da doença ou tiver contato com pessoas infectadas.