Após o primeiro caso de Covid-19 confirmado em Bandeirantes no último domingo (5), as expectativas do comércio ter a sua retomada das atividades normais se foram.
No último sábado dia 4 o prefeito em entrevista a uma emissora de rádio local falou que iria nesta semana tratar com mais carinho do retorno das atividades do comércio local que está fechado desta da publicação do Decreto 3173/2020 de 17 de março de 2020 que suspendeu todas as atividades do comércio entre outros por tempo indeterminado.
Muitos imaginavam que seria o prazo de uma semana no máximo 10 dias, mas o tempo foi passando e infelizmente como era de se esperar casos foram aparecendo em nossa mesorregião e o governo estadual endurecendo as medidas de isolamento social.
Medidas essas que o Prefeito Municipal Lino Martins juntamente com a Secretária de Saúde e também a Coordenação da Vigilância Sanitária vem acatando e seguindo e neste domingo o que todo mundo não queria ouvir mas sabia que uma hora iria ser falado, foi anunciado o primeiro caso de Covid-19 em Bandeirantes. Segundo a secretária de saúde relatou no vídeo é um caso oriundo de uma viagem ao exterior e acabou testando positivo.
Após esta confirmação reuniões foram feitas com a presença de autoridades e instituições no seguimento e na área da saúde para traçar metas de combate ao Covid-19, e estudar o que vai refletir este caso positivo em nosso município.
Sabemos que o vírus vive no meio de nós munícipes de Bandeirantes a partir de agora, a preocupação e para evitar o máximo a propagação e contaminação do vírus para mais pessoas.
Muitos questionamentos também em razão de aglomeração de pessoas nas filas de Bancos e também em Mercados, segundo o coordenador de vigilância sanitária do município as atitudes e ações serão tomadas em razão destas aglomerações de forma desordenadas que estão acontecendo.
Em entrevistas que o prefeito Lino Martins e também e pessoal de frente da área de saúde do município, deixou a entender que o decreto municipal que é por tempo indeterminado deve permanecer no mínimo até dia 20 de abril, segundo o prefeito temos que estar preocupados nesse momento em cuidar da vida, o financeiro com saúde corremos atrás.
Mas nesta terça feira(7) nossa equipe recebeu a informação que a nas próximas horas o prefeito pode assinar um novo decreto onde vai estar liberando os comerciantes da atividade de comércio varejista e/ou atacadista de chocolates se enquadra no CNAE (Classificação de Atividades Econômicas) de comércio de produtos alimentícios , além disso, os ovos de chocolate são produtos perecíveis e têm prazo de validade para consumo; grande parte dos ovos de chocolate tem curto prazo de validade por contarem com recheios perecíveis e não podem ser derretidos e reaproveitados. Os ovos de chocolate são produtos sazonais, que estão disponíveis apenas nesta época do ano.
Mas muitos comerciantes estão preocupados por estarem com suas portas fechadas e sem faturamento por alguns dias já e saber tem uma data definida para o retorno, alguns não sabem nem se vão conseguir retorna, contas estão chegando, aluguel, agua, luz, telefone, financiamentos, funcionários e o que comer, está muito difícil relata alguns deles em grupos formados nas redes sociais.
Outros empresários e comerciantes estão usando esse momento para fazer o bem, se juntaram e estão fazendo arrecadações de alimentos e também de dinheiro para comprar alimentos e ajudar os mais necessitados neste momento.
Vamos aguardar quais serão as medidas tomadas em nosso município nos próximos dias.