(43)999327481

NO AR

Jornal e Notícias

pioneironoticias.com.br

Bandeirantes

Relaxamento do decreto de reabertura do comércio preocupa administração publica e comerciantes

Publicada em 28/04/20 às 22:01h - 1744 visualizações

por Pioneiro Notícias


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Ilustrativa  (Foto: Pioneiro Notícias)
Após apenas alguns dias de abertura do comércio de Bandeirantes através do Decreto 3.188\2020 o Comitê do Covid-19 e a Administração Publica estão preocupados com a falta de respeito por partes de alguns com as normativas do decreto municipal. 
Algumas denuncias chegaram à vigilância sanitária sobre alguns comércios que não estão cumprindo as normas do decreto, abrindo antes do horário ou passando do horário que está estipulado para o seu seguimento, abrindo no sábado, atendendo clientes sem o uso mascaras, entre outros descumprimentos. 

Temos a informação que a promotoria do município também recebeu algumas denuncias sobre esses descumprimentos, entre outras denuncias contra os comerciantes, também há denuncias contra pessoas que não estão cumprindo o consta no decreto e que é de dever ao cidadão que esta nas ruas do município cumprir. 

A preocupação não é só do Comitê do Covid-19, é também de alguns comerciantes que estão cumprindo todas as medidas das normas do decreto, eles temem que o comércio venha fechar novamente e com isso prejudicar a todos que sofreram com os quase 35 dias do comércio fechado em Bandeirantes, situação que muitos dizem que não iriam suportar financeiramente e psicologicamente mais uma vez o fechamento do comércio.

Mas a de se ver que muitos não estão seguindo de verdade as normas pode ser observar claramente de que vários estabelecimentos estão atendendo clientes sem mascaras, não respeitando o limite do espaço de pessoa por metro, descumprindo horário e dia de atendimento, através destes descumprimentos destas normas, três (3) empresas, apos reiterados avisos, acabaram por serem multadas pela vigilância sanitária por descumprimento do decreto, temos a informação também de uma loja de conveniência que foi interditada pela vigilância sanitária. 

Na manhã desta terça-feira (28), aconteceu uma reunião do Comitê do Covid-19, onde foram discutidos alguns assuntos entre eles às penalizações que serão mais pesadas a partir desta semana aos comércios e cidadãos que não cumprirem o decreto municipal; Nesta reunião também foi levada a reivindicação dos proprietários de restaurantes, lanchonetes, cafés e outros que segundo eles estão se sentido prejudicado em questão do horário que foi estipulado para eles trabalharem com o atendimento presencial, que é das 11h00 as 14h00 e das 17h00 as 21h00, sendo que o comitê decidiu por manter o decreto atual não fazendo alterações permanecendo estes horários como a permissão de trabalho para estes estabelecimentos nos sábados só no delivery, sendo que ainda não se tem informações do impacto que a abertura do comércio possa ter trazido para o município. 

Estamos observando na região que os municípios que reabriram seus comércios estão voltando a fechar novamente, está é uma preocupação do presidente da Aciab o empresário Jose Rossato Filho que vem constantemente colocando seu posicionamento a favor da permanência do comercio aberto, mas infelizmente alguns comerciantes não vêm colaborando com essa situação.
Em Bandeirantes não tivemos mais casos confirmados e três pessoas estão aguardam o resultado dos exames, mas as autoridades informam que nem por isso podemos ter relaxamento e abrir de qualquer maneira o comércio, foi decidido já pelo Comitê que essa abertura será gradativamente. 

Nesta sexta-feira (1) é feriado nacional e foi feito a reivindicação por parte dos comerciantes da abertura dos estabelecimentos não essências no sábado (2), pedido que não foi acatado pelo comitê, o que também não foi acatado pelo comitê foi o pedido para que o comércio possa abrir no sábado véspera do dia das mães, segundo o comitê a negativa é virtude de que no sábado possam acontecer aglomerações nos estabelecimentos.

Uma situação difícil que os comerciantes que vem seguindo as recomendações do decreto vêm passando, eles estão agindo de forma correta e podem ser prejudicados pelos comerciantes que não estão cumprindo, porque não é segredo para ninguém das orientações do ministério publico para a não reabertura dos estabelecimentos não essências em todo Paraná, em alguns municípios a promotoria tem entrado com pedido junto ao judiciário da anulação do decreto de reabertura do comércio, e esse é o medo da maioria dos comerciantes em Bandeirantes. 

Uma coisa que preocupa também é os novos casos de Covid-19 que foram confirmados em nossa região, foi confirmado nesta semana um em Ribeirão do Pinhal, um Santa Mariana, um Cornélio Procópio com um óbito de uma senhora com SUSPEITA do Coivd-19 e dizem ter um caso também em Abatia, com o nosso comércio aberto à possibilidade das pessoas da região estar vindo para as compras aqui é muito grande, e nós ainda não temos barreiras sanitárias que possam fazer o controle desses trafego. 

Uma nova reunião será marcada para o Comitê na próxima semana ou se um fato extraordinário exigir que outra reunião seja realizada esta semana, enquanto isso o que esta em vigor é as normativas do decreto 3.188\2020. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


Sirlei

29/04/2020 - 16:19:36

Só acho que quem faz parte da saúde tem de fiscalizar melhor as pessoas que estão na rua sem máscaras e tbm sem necessidades de estarem lá. Os comerciantes que não cumprirem as leis que sejam multados e fechem o local.


Flaviane

29/04/2020 - 09:40:54

Deveria ser discutido a questão do aluguel, para que os comerciantes possam ficar em casa sem se preocupar com está divida, o comerciante também gostaria de ficar em casa mais a divida do aluguel o força querer cumprir com sua obrigação.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Deixe sua opinião sobre a nossa rádio web e nosso site?

 Boa
 Interessante
 Precisa Melhorar
 Ruim







.

Envie sua mensagem e Participe

(43999327481

Copyright (c) 2024 - Pioneiro Notícias - Obrigado por ouvir a Pioneiro Noticias Rádio Web
Converse conosco pelo Whatsapp!