Em data de 24 jun 2023, por volta das 00h15min, a Equipe Vanil 2ª CIA/BPRV realizava operação de combate ao trafico de armas e drogas na Rodovia PR 855, km 03, BandeirantesPR momento em que foi realizado a abordagem de um onibus que fazia a linha Campo Mourão x São Paulo, onde no bagageiro, foi empregado o cão de faro "árius", o qual veio a indicar positivamente uma mala de cor azul.
Diante da indicação positiva do semovente, e através da etiqueta da bagagem foi possível identificar o passageiro de 28 anos de idade, morador da cidade de Foz do Iguaçú-PR, na poltrona de nr. 18, o qual portava consigo uma mochila grande de cor preta.
Sendo assim, na presença do proprietário foi realizada a abertura da bagagem, sendo encontrado 10 (dez) capacitores de energia marca boss audio sistem, devidamente embalados e lacrados.
Perguntado ao proprietário, o mesmo disse que eram capacitores de bateria para modulos de som, e que estava transportando de Cascavel-pr, até a cidade de São Paulo-SP.
Devido a indicação positiva do cão, a equipe decidiu abrir os capacitores, desmontando os aparelhos, e mediante busca minuciosa, foram encontros diversos tabletes de substância análoga ao "haxixe marroquino" envoltos em bexigas, nas cores preta e vermelha no interior dos aparelhos.
Na mochila de cor preta, havia mais 06 (seis) capacitores, totalizando 16 (dezesseis) aparelhos, sendo que cada aparelho continha 02 (dois) tabletes, acondicionados dentro das bobinas internas do aparelho, totalizando 32 (trinta e dois) tabletes de substância análoga ao "haxixe marroquino", pesando o total de 17,490 kgs (dezessete quilos e quatrocentos e noventa gramas).
Diante do fato, foi dada voz de prisão ao abordado, e encaminhado até o hospital local, onde foi atendido por profissional médica, a qual atestou que no conduzido não havia lesões. posteriormente foi encaminhado até a Delegacia de Bandeirantes juntamente com a droga para as providências cabíveis.
Foi necessário o emprego de algemas no conduzido de acordo com a súmula vinculante nº 11 de 2008 do STF visando resguardar a integridade do mesmo e da equipe.
Informações BPRV