Publicada em 09/02/21 às 11:13h - 385 visualizações
por UOL
Compartilhe
Link da Notícia:
A idosa, de 97 anos, foi levada pela cuidadora ao estacionamento do Pátio Shopping, no bairro Benedito Bentes, por volta das 12h do dia 28 de janeiro, para ser vacinada. Entretanto, ela teve apenas o braço esquerdo furado pela agulha, sem que o líquido da vacina fosse injetado pela técnica de enfermagem.
Familiares procuraram os responsáveis pela campanha de vacinação. Depois de ter sido constatada a simulação da vacina, a idosa voltou ao local e foi vacinada corretamente por outra profissional de saúde. Uma neta da idosa contou que ela estava ansiosa em ser vacinada, pois está sem receber visitas de filhos e netos desde o início da pandemia.
Após o ocorrido, a prefeitura afirmou que mudou o protocolo de vacinação, com ampliação da fiscalização, e determinou que o profissional de saúde que for vacinar alguém terá que mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento.
Nas imagens feitas pela cuidadora da idosa, a técnica de enfermagem prepara o local da injeção passando um algodão, depois injeta a agulha e não aperta o êmbolo, deixando todo o líquido dentro do cilindro. "Isso dá reação?", questiona a cuidadora da idosa. A técnica responde em seguida: "geralmente, eu não vejo ninguém comentar até agora". A cuidadora pergunta: "só isso?". "Só", responde a técnica de enfermagem, enquanto retira a injeção intacta e passa o algodão no braço da idosa.
Apesar da vacinação para idosos com idade a partir de 85 anos ter se encerrado hoje, nos pontos de vacinação, as equipes continuam atendendo os idosos acamados. A SMS não informou quantos idosos a partir de 85 anos de idade foram vacinados no total em Maceió.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.