(43)999327481

NO AR

Pioneiro Evangeliza - Rosário Meditado

Com Comunidade da Santíssima Virgem Maria

Paraná

Governo do Paraná não vai seguir novas diretrizes sobre serviços essenciais durante pandemia

Publicada em 13/05/20 às 18:41h - 256 visualizações

por Fonte G1


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Imagem Ilustrativa  (Foto: Internet)

Anúncio do governo foi feito nesta terça-feira (12), após o decreto do presidente Jair Bolsonaro incluir atividades de salões de beleza, barbearias e academias como "serviços essenciais".


Depois do decreto do presidente Jair Bolsonaro incluir atividades de salões de beleza, barbearias e academias de esportes na lista de "serviços essenciais", o Governo do Paraná, informou, nesta terça-feira (12), que não vai seguir novas diretrizes sobre serviços essenciais durante pandemia.


Em nota, a administração estadual disse que a curva de contaminação do novo coronavírus segue crescendo e que especialistas vão avaliar a reabertura de atividades econômicas após ampliação de testes na população. O estado do Paraná é governado por Ratinho Júnior (PSD).


Ainda que o governo federal estabeleça quais atividades podem continuar em meio à pandemia, o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que cabe aos estados e municípios o poder de estabelecer políticas de saúde – inclusive questões de quarentena e a classificação dos serviços essenciais.


O decreto do governo federal foi publicado em uma edição extra do "Diário Oficial da União" no fim da tarde de segunda (11). Com essa inclusão, o número de atividades consideradas essenciais chegou a 57.


Em entrevista à Rádio Jovem Pan, no início da tarde desta terça-feira, o governador do Paraná afirmou que o decreto estadual sobre o fechamento de serviços foi de teor orientativo e destacou que há protocolos diferentes, considerando o tamanho das cidades.

Ratinho Júnior também destacou que as decisões tomadas pelo governo estadual têm sido embasadas pela análise do número de testes da Covid-19 e pelo acompanhamento do número de UTIs disponíveis.


"Não posso liberar de repente tudo porque, daqui a pouco, não vamos suportar com as UTIs (...) Nós temos conseguido acertar nas medidas mas não temos a formula mágica. Cada líder tem um perfil de trabalho", afirmou o governador.


Curitiba

A Prefeitura de Curitiba também se manifestou sobre o assunto por meio de nota e disse que "todas as medidas de combate ao novo coronavírus são discutidas e avaliadas permanentemente".


Sobre incluir novos setores como essenciais, a administração municipal também declarou que ainda vai avaliar. "Neste momento continuam sendo consideradas essenciais apenas as atividades listas no Decreto Municipal 470", disse a prefeitura.


Veja alguns serviços reabertos no interior por decretos municipais

CASCAVEL - Pet shops e academias foram reabertos no dia 13 de abril. Segundo a prefeitura, a medida é válida para estabelecimentos comerciais com até nove funcionários. Além disso, os pet shops devem, preferencialmente, atender por delivery. As academias precisarão agendar o horário dos alunos e o número de clientes será limitado;


PONTA GROSSA - A prefeitura autorizou a reabertura de shoppings, igrejas e academias da cidade no dia 22 de abril. Para reabrir, igrejas, academias, condomínios e galerias tiveram que apresentar um plano individual de funcionamento. Os estabelecimentos ou instituições também tiveram que informar horário de funcionamento e quantas pessoas serão atendidas no ambiente;


MARINGÁ - A Prefeitura de Maringá, no norte do Paraná, autorizou a reabertura de shoppings, igrejas, bares, restaurantes e academias no dia 8 de maio. Todos os estabelecimentos tiveram que se adequar a mudanças para evitar a propagação do coronavírus;


GUARAPUAVA - No dia 24 de abril, a prefeitura publicou um decreto criando um programa para ampliar o horário de funcionamento do comércio, além de permitir a reabertura de igrejas e academias. Para se adequar, as empresas precisaram seguir uma série de medidas, como proibir a entrada de pessoas sem máscaras no estabelecimentos, evitar aglomerações, disponibilizar álcool em gel, entre outros;


FOZ DO IGUAÇU - A Prefeitura de Foz do Iguaçu decretou a reabertura dos shoppings, do comércio e da rodoviária no dia 22 de abril. Os estabelecimentos tiveram que se adequar a medidas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus;


LONDRINA - Shoppings e galerias comerciais de Londrina, no norte do Paraná, foram autorizados pela prefeitura a reabrir no dia 8 de maio. O decreto municipal estipulou regras e horários diferenciados para funcionamento dos estabelecimentos.


UMUARAMA E CIANORTE - Nas duas cidades, decretos municipais autorizaram o funcionamento de academias, salões e barbearias, mas com restrições para evitar a transmissão do coronavírus.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Deixe sua opinião sobre a nossa rádio web e nosso site?

 Boa
 Interessante
 Precisa Melhorar
 Ruim







.

Envie sua mensagem e Participe

(43999327481

Copyright (c) 2024 - Pioneiro Notícias - Obrigado por ouvir a Pioneiro Noticias Rádio Web
Converse conosco pelo Whatsapp!