Uma paciente morreu vítima da Covid-19 enquanto aguardava por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Universitário (HU) de Londrina, na região norte do Paraná. A informação foi confirmada pela instituição.
A paciente é uma mulher, de 49 anos, que era de moradora de Bandeirantes e a algum tempo estava morando em Rolândia, também na região norte. De acordo com o HU, a mulher foi transferida para Londrina no sábado (27) e morreu no domingo (28).
O HU afirmou que a paciente foi intubada ainda no sábado e recebeu tratamento intensivo dentro do pronto-socorro. No local, a mulher estava em ventilação mecânica. Segundo o hospital, a paciente tinha comorbidade.
O Hospital Universitário de Londrina informou que prestou toda a assistência possível no caso e que a instituição enfrenta fila de espera em leitos de UTI.
Referência no tratamento da Covid-19 na região norte do Paraná, o HU de Londrina vem enfrentando grande demanda por atendimento e chegou a fechar o pronto-socorro após registrar superlotação.
Situação dos hospitais
Na segunda-feira (1º), 174 pessoas aguardavam por leitos de UTI para Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná, de acordo com boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Além disso, o estado registrava taxa de ocupação de 92% nos leitos de UTI para adultos no SUS. Atualmente, o Paraná tem 1.365 vagas deste tipo de leito para tratamento da Covid-19. Veja a seguir:
92% dos 1.365 leitos de UTI adulta
72% dos 1.984 leitos de enfermaria adulta
41% dos 22 leitos de UTI pediátrica
41% dos 34 leitos de enfermaria pediátrica
Ao todo, 3.650 pessoas estão internadas no estado com suspeita ou confirmação da doença, na rede pública e privada de saúde.
Desde sexta-feira (26), o Governo do Paraná ativou mais 55 leitos de UTI e 93 de enfermaria para atendimento à Covid-19.